sexta-feira, 29 de maio de 2009

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DA ATARI

A Atari foi a empresa pioneira no mercado dos games, vale a pela conhecer sua trajetória que teve início na década de 70.1972 foi o começo de tudo, Nolan Bushnell fundou a Atari junto com Ted Dabney no Estados Unidos. Inicialmente a companhia iria se chamar Sygyzy, mas o nome foi trocado por já existir uma outra empresa com esse mesmo nome. O primeiro jogo lançado pela Atari foi o clássico jogo de tênis chamado de pong, onde duas raquetes em forma de bastões rebatiam um quadradinho que representava a bola. O jogo foi adaptado à uma televisão e foi usado um sistema de pagamento por moedas que foi retirado de uma máquina de lavar. A máquina foi deixada em um bar e no fim da tarde não funcionava mais, o que eles achavam ser um defeito era na realidade o recipiente de moedas que já estava cheio. Isso mostrou o sucesso feito pelo jogo. Logo uma pequena fábrica foi improvisada e o pong era produzido em série.
Devido a tanto sucesso Nolan teve a idéia de fazer uma versão doméstica do jogo pong. Mas as lojas de brinquedo não acreditavam nas vendas do aparelho e não quiseram investir nele. A solução encontrada por Nolan foi oferecer o produto às lojas de eletrodomésticos que resolveram apostar nas boas vendas do mesmo. Mais uma vez o resultado foi positivo.





O próximo passo para a Atari era lançar no mercado um aparelho que permitisse a troca de jogos mas isso era algo caro na época, só em 1976 com o lançamento de um processador mais barato é que finalmente era lançado o Atari 2600 o sucesso foi tamanho que a empresa foi vendida para a Warner Communications por carca de US$ 30 milhões.
O tão famoso Atari 2600



A empresa contava com uma equipe de programadores onde quatro deles pediram demissão e montaram a tão famosa activision, responsável pelos jogos mais bem elaborados para o atari 2600. A Atari entrou na justiça, tentado impedir que se abrisse um mercado paralelo de jogos, processando os quatro programadores por roubo do segredo da empresa, mas perdeu. Nascia aí um novo mercado de jogos.


Alguns jogos criados pela equipe da Activision




Em 1982 a Atari lança o jogo ET, baseado no filme de grande sucesso na época, mas que o personagem não conseguiu fazer com que o jogo fizesse sucesso. Milhões de cartuchos ficara encalhados nas lojas e foram enterrados em um deserto. No mesmo ano foi lançado o atari 5200 que seria um console da segunda geração, mas também não fez muito sucesso.


1983 foi o ano em que a Atari começou a despencar de vez, mesmo fazendo sucesso em todo mundo, nascia no Japão a Nintendo fabricando o NES, que viria a ser lançado nos Estados Unidos em uma parceria com a Atari, mas um desentendimento entre as duas por causa do jogo Donkey Kong fez com que as negociações parassem e a Nintendo acabou lançando seu console sozinha e se tornou líder no mercado dos games.
Em 1986 a Atari lança um console que deveria competir com o NES, o atari 7800 que não conseguiu superar seu concorrente, a empresa se sustentava com a venda de microcomputadores.
Em 1989 a Atari consegue lançar um console portátil superior ao da sua concorrente a Nintendo que havia lançado o Game Boy, mas as peças para o Atari Linx eram caras e difíceis de conseguir o que impossibilitou o aparelho de continuar no mercado.
Atari LYNX, o portátil da atari.

No começo da década de 90 são lançados o SNES e o Mega Drive, a Atari lança o Atari Jaguar como concorrente para os dois, mesmo sendo considerado o primeiro vídeo game de 64 bits ele não fez sucesso e tirou definitivamente a Atari do mercado de hardware e levando-a a focar somente na produção de jogos.
Em 2002 são lançados o atari flashback, que vem com 20 jogos do atari 2600 na memória e dois controles que são ligados diretamente na TV e que permitem jogar o atari 2600 e o 5200.

6 comentários:

  1. Parabéns a Equipe do Blog. E Claudinha está de parabéns. Muito bom artigo. Conta de maneira fiel porém resumida a história dessa querida empresa.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, incrível! O resumo da história do atari em algumas linhas. E que belos cartuchos esses da imagem, deu uma saudade agora... Puxa vida, parabéns Claudinha - ATARI, parabéns UGC!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não poderia esperar menos da Claudinha. Excelente matéria!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Espero mais artigos sobre os jogos do atari, há muitas lendas que somente os saudosistas conhecem.

    ResponderExcluir
  5. muito bacana ! mas nao fala sobre o atari heavy sixer ! que grande mancada !

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro o Atari,pena q não tem + peças pra consertar o aparelho , deviam de ter uma loja com essas peças , espero q no futuro façam uma loja pra reparar esses video games ...

    ResponderExcluir